Título: Sons & Expressões: a música na educação básica

Autores: Adriana Rodrigues, Cecilia Conde e Marcos Nogueira

Editora: Editora Rovelle

Idioma: Português

Ano: 2013

País: Brasil

ISBN-10: 856152152X

ISBN-13: 978-8561521523

Dimensões: 24,8 x 19,6 x 1,6 cm

Encadernação: Brochura

Complemento: CD-ÁUDIO (2 unidades)

No de Páginas: 240

Por que incluir a música na educação básica? Como fazer? Nem sempre é fácil vislumbrar o lugar da música e o seu papel no processo educacional. Sons & Expressões vê o educador como alguém comprometido com o desenvolvimento global do aluno — cognitivo (conhecimentos e competências), afetivo (emoções e atitudes) e psicomotor (ações corporais) —, proporcionado pelas diversas atividades específicas que se conectam na Escola.

​

O livro pode representar um apoio significativo aos professores de música que atuam na educação básica. Contudo, foi desenvolvido especialmente visando aos professores não especialistas, que há muito deixaram de receber formação musical básica em sua trajetória como educadores. O ponto de partida para a sua elaboração foi o projeto “Música na Escola” (1999-2002), desenvolvido no Conservatório Brasileiro de Música e patrocinado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em 2009-2010 o projeto de pesquisa Sons & Expressões recebeu importante apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

clique para ver

Título: Ritmo e movimento

Autores: Adriana Rodrigues, Helder Parente e Marcos Nogueira

Editora: CBM-CEU/SME-RJ

Idioma: Português

Ano: 2002

País: Brasil

ISBN-10: 85-87947-02-8

Dimensões: 24,0 x 18,0 x 0,9 cm

Encadernação: Brochura

Complemento: CD-ÁUDIO (1 unidade)

No de Páginas: 124

É sobre o movimento imaginado na “mudança”, sobre esse ritmo musical, que trata este livro. Esperamos que a sua leitura e as experiências que propõe sejam enriquecedoras para o leitor, sobretudo para os professores que atuam na educação básica com crianças, estas que são os nossos principais produtores de imaginação. O livro foi elaborado visando mostrar aos educadores que eles podem extrair muito prazer da prática musical na escola e obter novos recursos pedagógicos para desenvolver a sensorialidade, o sentido de conjunto e de troca interpessoal, o raciocínio lógico, a memória, a concentração e a criatividade de seus alunos.

​

Este livro é fruto do projeto “Música na Escola” (1999-2002), desenvolvido no Conservatório Brasileiro de Música e patrocinado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Foi inteiramente inspirado na oficina “Desenvolvimento do Sentido Rítmico”, conduzida pelo professor Helder Parente, e representa um raro registro do patrimônio pedagógico-musical deixado por este notável músico educador.

Copyright © 2017-2019 Sons & Expressões

Todos os direitos reservados.

Webdesign Marcos Nogueira

INÍCIO

O site

LIVROS

Ritmo e movimento

Adriana

Rodrigues

Marcos

Nogueira

Contato

O livro

O pulso

Pulso e notação

A métrica

O ritmo da palavra

A silabação

Ostinatos rítmicos

Prática de estruturas

ATIVIDADES

NOTÍCIAS