A Música na Educação Básica

Quando têm em mãos um livro pedagógico sobre música, os educadores normalmente acham que foi escrito apenas para o especialista, para o professor de música. O projeto SONS & EXPRESSÕES não foi. Ou melhor, este projeto foi detalhadamente desenvolvido, visando simplesmente àqueles que acreditam no papel essencial que a música pode desempenhar na Educação, e se sentem motivados a incluir a música em seu trabalho pedagógico. Os professores de música certamente poderão encontrar neste livro uma fonte de ideias e estratégias para a ampliação dos seus recursos didáticos, mas SONS & EXPRESSÕES foi idealizado de modo a enfatizar essencialmente as inúmeras ações musicais que os professores pedagogos, sem treinamento musical convencional, podem produzir e orientar. O sentimento que convidamos os educadores a adotar é o de se capacitar musicalmente para tirar todo o proveito que as práticas musicais oferecem à Educação.

Por que incluir a atividade musical na Educação Básica? E como fazer isso?

Nem sempre é fácil para as pessoas vislumbrar o lugar da atividade musical e o seu papel no processo educacional. É comum ainda hoje pensar em música na escola como atividade de simples entretenimento, como recurso condicionador e disciplinador ou mesmo como atividade de desenvolvimento de habilidades específicas como tocar instrumentos. Contudo, não podemos esquecer que como agentes centrais do processo educacional a missão dos educadores, antes de tudo, é contribuir com o todo do processo. Mesmo aqueles que atuam em segmentos especializados, como os professores “de matemática”, “de ciências”, “de música”, não devem se afastar de sua responsabilidade essencial, que é o desenvolvimento global dos alunos.

A preocupação do educador, nesse sentido, deve ser entender como o desenvolvimento cognitivo proporcionado pelas diversas atividades específicas se conectam com um desenvolvimento amplo e geral dos potenciais dos alunos.

Como qualquer forma de expressão, a música surge como uma resposta à vida; e como um dos veículos mais autênticos e espontâneos da expressão humana, a musicalidade é algo que está virtualmente presente em todos nós. Podemos dissimular, podemos tentar esconder o nosso verdadeiro temperamento ou caráter através de outros meios de expressão como as palavras, por exemplo. Mas o modo como fazemos música e como nos expressamos musicalmente não admite tais disfarces. Só é possível fazer música nos expondo e revelando naturalmente. Por isso, quando as crianças e os jovens têm oportunidade de experimentar a música no âmbito de um processo educacional mais amplo, têm a chance de conhecer um poderoso recurso de expressão e de exercício de autoconhecimento e articulação com o mundo. Vamos conhecer melhor este universo?